terça-feira, 9 de junho de 2009

Não entendendo com Clarice

"Não entendo. Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender. Entender é sempre limitado. Mas não entender pode não ter fronteiras. Sinto que sou muito mais completa quando não entendo. Não entender, do modo como falo, é um dom. Não entender, mas não como um simples de espírito. O bom é ser inteligente e não entender. É uma bênção estranha, como ter loucura sem ser doida. É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice. Só que de vez em quando vem a inquietação: quero entender um pouco. Não demais: mas pelo menos entender que não entendo." Clarice Lispector.



Como um simples texto pode definir tão bem o estado de espírito de um ser humano? É fascinante, a arte e seus misteriosos poderes...

O fato é que Clarice Lispector tinha um dom que eu sempre sonhei ter, ela não só sente a alma humana, ela penetra nela, a analisa, a decifra e consegue, como ninguém descrevê-la. E hoje ao ler esse trecho dela tive a oportunidade de sentir Clarice penetrando em minha mente de maneira que talvez nem eu mesma já tenha feito... Essa fantástica mulher me fez pensar sobre o porque eu me preocupava tanto em entender, analisar e criticar tudo e todos ao meu redor. Por que simplesmente não entender? Vivemos reclamando do nosso excesso de limites, que precisamos de liberdade, de espaço e em total paradoxo exigimos diariamente da vida respostas que nos faça entendê-la. Mas para que entender, se a dúvida abre meus caminhos para o novo, para o desconhecido, e para nossa tão almejada liberdade, o não entender abole todos os limites!

Cansei-me dessa obsessão somente pelo que é compreensível e racional. Agora quero ser como Clarice, quero não entender, e talvez apenas entender que não entendo.

Esse blog é para isso, para o meu não entendimento, para os que acham que talvez possam me entender, e para os que juntos a mim e Clarice já não se preocupam mais com o entender.

Um comentário:

Unknown disse...

olha odeio clarice lispector paula, mas confesso q esse texto mexeu até comigo XD